Atividades Complementares no DEL
"No DEL não existe concorrência: existem áreas que se conversam e que se encontram." Essa frase expressa bem a importância destas duas grandes áreas do mesmo segmento: A Elétrica e a Eletrônica, e de suas sub-áreas. No DEL, estas sub-áreas são representadas por seus Laboratórios, Grupos de Pesquisa e Atividades de Extensão. Confira abaixo as atividades Complementares existentes no Departamento de Engenharia Elétrica:
Empresa Júnior de Engenharia Elétrica

A Empresa Júnior de Engenharia Elétrica é a única Atividade de Empreendedorismo do DEL. Iniciada em 2007, a EPJEL cresceu com a oferta de cursos e eventos com o objetivo de levar capacitação nos mais variados setores da área da eletricidade. Com diversas diretorias, a EPJEL valoriza todo tipo de conhecimento além das Exatas, e é uma ótima escolha se você quer aprofundar conhecimentos do curso e ter uma vivência empreendedora. Os processos seletivos ocorrem anualmente e são abertos para todos os alunos de ambos os cursos de graduação do DEL.
Conheça mais sobre a EPJEL pelo site epjelufs.wixsite.com/empjunior ou pelo instagram @epjel.
Grupo de Pesquisa em Robótica

Iniciado em 2003, proveniente do antigo LABIC, o Grupo de Pesquisa em Robótica é um grupo composto por alunos de graduação e pós-graduação. Com intuito majoritariamente científico, o GPR tem como seu principal material de estudo a base do funcionamento de robôs, ou seja, toda a matemática e programação envolvidas nisto. Todos os alunos da UFS podem participar do processo seletivo do grupo, de preferência no início de seus respectivos cursos. Um fato interessante sobre o GPR é que sempre recebe visitas de escolas, estimulando a ciência como meio de transformação.
Gostou? Conheça mais sobre o GPR-UFS pelo site gprufs.org ou pelo instagram @gpr.ufs.
Grupo de Pesquisa em
Sistemas Embarcados Aplicados

Tendo como área de pesquisa o estudo dos SISTEMAS EMBARCADOS (basicamente computadores construídos com um único propósito de atuação). O grupo SEMA Foi criado em 2013 pelo professor Dr. Antonio Ramirez Hidalgo com o objetivo de oferecer aos alunos dos cursos de Eng. Eletrônica, Elétrica e Computação um adicional em pesquisa e projetos técnicos juntamente com alguns minicursos que servirão como um diferencial na vida profissional e acadêmica. Atualmente não há processo seletivo, bastando manifestar interesse para um dos professores responsáveis para adentrar ao grupo.
Conheça mais sobre o grupo e Sistemas Embarcados no blog: embarcadosufs.wixsite.com/sema.

Grupo de Pesquisa em
Instrumentação Eletrônica
Você se interessa em entender como funcionam equipamentos de medição como balanças e multímetros?
Fundado oficialmente em 2016, o Grupo de Pesquisa em Instrumentação Eletrônica tem como um de seus propósitos dar suporte a outros grupos de toda a UFS, nas mais variadas áreas do conhecimento. É possível aplicar a instrumentação na Eletrotécnica, na Construção Civil, na Fisioterapia e até na Dança, por exemplo. Ainda não há processo seletivo estabelecido para ingressar no grupo, mas para fazer parte é necessário entrar em contato com um professor orientador do mesmo e manifestar interesse. A partir daí, ele te conduzirá.
Conheça mais sobre os trabalhos, professores e alunos da Instrumentação no site instufs.wixsite.com/instufs ou pelo instagram @instufs.
Laboratório de Estudos
em Energias Renováveis
Informações em breve.

Laboratório de Automação,
Controle e Simulação
Sendo o único laboratório do DEL não localizado no prédio do departamento, o LACS abriga o grupo de pesquisa com mesmo nome. Voltado para estudos na área da Eletrotécnica e tendo membros nos níveis de graduação e pós-graduação, o LACS tem a maior parte de seus equipamentos provenientes dos trabalhos dos próprios alunos, e é uma ótima escolha se você se interessa por alta-tensão, equipamentos elétricos, fenômenos eletromagnéticos e afins. Legal, né?
Não há processo seletivo para fazer parte do Laboratório de Automação, Controle e Simulação, mas é necessário entrar em contato com o prof.º Tarso e manifestar interesse.

BioChaves
Fundado oficialmente em 2003, e conhecido por seus processos seletivos divertidos, o BioChaves é um grupo composto por alunos de graduação e pós-graduação. O grupo tem por objetivos principais os estudos em reconhecimento de padrões, biometria e processamento de sinais. Se você é do tipo que se interessa em sentir o cheiro do som, o BioChaves é uma ótima!
Saiba mais sobre o BioChaves no Papo com Referência - o podcast do BioChaves e pelo site biochaves.com.
Oficina do DEL
Informações em breve.
Laboratório de Instrumentação, Comunicações e Processamento de Sinais

Com atividades retomadas em meados de 2017, o Laboratório de Instrumentação, Comunicações e Processamento de Sinais (LABCOM) é coordenado pela Prof.ª Dr.ª Raíssa Rocha, também coordenadora do Grupo de Pesquisa em Processamento de Sinais e Comunicações (GPSCom). Ainda estão alocados no LABCOM o Grupo de Pesquisa em Instrumentação Eletrônica, coordenado pelo Prof.º Elyson Carvalho, e o BioChaves, coordenado pelo Prof.º Jugurta Montalvão. São cerca de 40 alunos de graduação e pós graduação envolvidos em diversos projetos nas áreas que dão nome ao espaço. Conheça mais sobre o laboratório no site labcomdel.wixsite.com/meusite.
Outras Áreas no DEL
Existem inúmeras outras áreas que você pode se interessar e ter a orientação de um professor, mesmo sem participar de algum grupo ou laboratório. Nos murais do DEL você encontra os nomes dos professores com suas respectivas áreas de pesquisa.
É possível realizar tais atividades por meio de programas da Universidade Federal de Sergipe, como o Programa Institucional de Bolsas em Iniciação Científica (PIBIC) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), ou ainda fazer uma pesquisa com determinado professor, e após o término desta, receber do docente um certificado que comprove seu período de trabalho com o mesmo. Realizar esse tipo de atividade é muito importante, pois une o útil (aprender mais) ao agradável (contabilizar horas), com compromisso, é claro.
Entre em contato com aquela professora ou aquele professor que atua na área que você tem interesse!
Em breve teremos essas informações aqui.